CACHOS DE UVA COBERTOS

Elementos a empregar:
Cachos de uva moscatéL   Q.b.
Xarope simples   Q.b.
Receita:
As uvas mais próprias para cobrir são as moscatéis. Escolhem-se cachos fechados bem perfeitos e ainda um pouco verdes, para que os bagos se não destaquem facilmente.
Numa panela de ferro esmaltado deita-se uma porção de xarope simples (ver preparação), leva-se ao lume e, logo que começa a ferver, mergulham-se sucessivamente na calda os cachos, suspensos pelos pés, de modo a que só fique coberta pela calda a parte que tem os bagos, passados momentos de fervura, tira-se o cacho que mergulhou e suspende-se fora da calda a escorrer. Mergulha-se novo cacho, e deixa-se receber a fervura, retira-se e suspende-se. Repete-se a operação para os demais cachos, acrescentando a calda com mais xarope simples á proporção que se for gastando. Passadas duas horas de repouso de cada cacho torna a mergulhar-se na calda do mesmo modo e suspende-se fora dela deixando escorrer e secar por mais duas horas.
Depois de secos mergulham-se os cachos em calda em ponto de cobrir, tiram-se em seguida e expõem-se ao ar e ao sol até secarem. Os cachos assim preparados podem, para se apresentarem melhor, ser enfeitados com parras.
Se não houver xarope simples, pode preparar-se a calda de açúcar ao modo ordinário, mas afigura-se-nos, que o emprego do xarope simples simplifica a operação em vez de complica-la, como pode parecer a quem não está costumado às filtrações ou não tem aparelhos próprios para elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário